A Cofradía Europea de la Vela (CEV) realizou uma Cerimónia de Investidura no passado dia 3 de junho.
The European Sailing Fraternity (ESF) organized the Investiture Ceremony the last 3 of June.
A CEV foi constituída em 15 de fevereiro de 2001 na cidade espanhola de Sanxenxo. A promoção da Vela é o objetivo principal da sua actividade, bem como o desenvolvimento da Cultura Marítima e o conhecimento do Mar.
A Investidura é a cerimónia mais solene da Confraria, na qual ingressam novos Confrades. A cerimónia segue um protocolo que inclui o Hino da Europa, o Hino do País onde ocorre a Cerimónia, o Velho Hino do Reino da Galiza e o desfile de Confrades com o traje oficial da CEV. O principal momento da cerimónia é o juramento de defesa e promoção da Vela por parte dos novos Confrades.
Este ano a Investidura ocorreu no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Santo António, contando com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Dra. Maria da Conceição Cipriano Cabrita.
Nesta Cerimónia entraram 18 novos Confrades na CEV, 8 para o Capítulo de Lisboa, 6 para o Capítulo da Galiza, 2 para o Capítulo Iberoamérica e 2 para o Capítulo do Porto.
Contando Confrades, Amigos e Noviços (a aguardar investidura) a CEV tem um total de 642 membros, dos quais 212 são Confrades activos, provenientes de 31 países.
Confrades, Amigos e Noviços de Andorra, Angola, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Malta, México, Paraguai, Perú, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suíça, Uruguai e Venezuela; Amigos e Noviços da Bulgária, Cabo Verde, China, Colômbia, Irlanda, Roménia e Suécia.
No contexto do encontro de Confrades, Amigos e Acompanhantes, para a realização da Investidura 2018, foram organizadas visitas ao Coto Doñana e ao Mosteiro de la Rábida, uma conferência alusiva a Fernão de Magalhães pelo novo Confrade e Membro da Família, Dr. Manuel Villas-Boas, uma apresentação pela Comissão de Organização da Discoveries Race (regata transatlântica que com esta designação a CEV está a promover pela segunda vez, agora em 2019, tendo a primeira ocorrido em 2017) e um jantar solene no Club de Golf Isla Canela, Huelva, Espanha.
Durante um almoço na Associação Naval do Guadiana, o Confrade Paul Henderson, do Canadá, falou da importância da Náutica de Recreio e da sua experiência como praticante de Vela. Paul Henderson foi Vice-presidente da International Sailing Federation (ISAF) entre 1978 e 1994, passando a Presidente entre 1994 e 2004. Em 14 de novembro de 2015 a ISAF passou a designar-se World Sailing.
Agradecemos enormemente la aportación de este artículo de nuestro Cofrade, Alexandre da Fonseca, publicado además en la Revista da Marinha, de la cual es además Director.